Fotos reais de aliens



Fotos reais de aliens

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Hoje meu amigo Francisco Cunha mandou a dica de umas fotos de naves que teriam surgido no México. São fotos antigas que tal qual apareceram, causaram perplexidade por sua boa qualidade. Confere só que interessante este caso:

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Tudo indica que as fotografias são provenientes de um avistamento de OVNIs ocorrido no monte Colima, no México, em 1958. Como já falei aqui em alguns outros posts ufológicos, o México tem uma intensa (impressionantemente intensa) atividade ufológica, e muitos dos avistamentos ocorrem próximo a vulcões, como o Colima e o Popocatepetl. Os relatos referentes a estas fotografias, indicam que Javier Torres e Alejandro Dueñas fizeram essas cliques inacreditáveis durante uma viagem entre Colima e a cidade de Guadalajara.  Na ocasião, o objeto em forma de disco misterioso voou bem por cima deles, quando os dois estavam “preparados” com uma máquina fotográfica, pois eles tinham intenção de fotografar paisagens.

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É uma conjunção incomum de fatores, que não raro resulta em boas imagens.  Assim, quando viram o ufo, eles correram para registrá-lo. Graças à qualidade das imagens, essa seqüência de fotografias vem sendo considerada uma das melhores peças de evidências de ufos. Como são imagens de um negativo de 1958, isso reduz as possibilidades de fraudes digitais, mas obviamente não exclui a possibilidade de trucagens, que são comuns desde a invenção da fotografia.

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Ocorre que Javier Torres era um fotógrafo muito respeitado no México, com uma reputação a zelar, que é algo que depõe a favor da história. Segundo eles, naquele dia, o OVNI  que media entre 6 e 10 metros de diâmetro, e pareceu estar cerca de 40 metros perto deles, veio de longe, percorrendo em grande velocidade o céu. Nas 4 imagens da sequencia podemos ver a nave em diferentes ângulos e distâncias, o que é incomum.  Javier Torres aproveitou o momento que o UFO fez uma parada abrupta e conseguiu fotografá-lo enquanto o disco voador misterioso permaneceu estacionário.

Vamos ver o video:

Uma coisa interessante deste caso é que ele não veio à público na época, e isso de certa forma depõe a favor da veracidade do caso, pois quem faz fraude tão elaborada para guardar na gaveta? Javier teria dado as imagens de presente para sua esposa, (talvez com medo do que elas poderiam representar à sua respeitabilidade se elas virassem públicas) que as manteve guardadas até finalmente dar para sua neta que as levou à público. Evidentemente temos que pensar que isso parece uma história daquelas que é “boa demais pra ser verdade”, muito embora faça sentido que pessoas com certa posição social não queiram se envolver com o fenômeno e vemos isso quase sempre nas pesquisas ufológicas. Muitas testemunhas tem medo de que revelar contatos ou avistamentos lhes causem problemas sociais, e por isso buscam assegurar o sigilo sobre suas identidades. Felizmente, isso é algo que vem diminuindo, á medida em que pessoas famosas e de grande credibilidade social vão abrindo o jogo com relação ao fenômeno insólito que testemunham.

Outro fato curioso que me chamou a atenção é a forma do Ufo. Eu me lembrava de já ter visto um ufo com forma parecida, e surpresa, feita no Novo México, mas fotografada décadas depois dessa intrigante sequência! Depois de uma rápida busca na minha montanha de tralha ufológica, achei:

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Esta é apenas uma das fotos de uma longa série de fotografias coloridas que teriam sido obtidas de um vôo baixo de um UFO. Elas foram clicadas por um tal de Paul Villa de Alberquerque, Novo México, nos EUA, no dia 16 de Junho de 1963.
A melhor reprodução desta série foi publicada em uma das edições da revista OMNI (provavelmente de 1979).

Paul Villa e suas fotos inacreditáveis

 

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Apolinário Paul Villa, é um homem de ascendência indiana, americana espanhola. Ele foi um veterano da Segunda Guerra Mundial que trouxe sua noiva alemã para a América. Ele foi contatado pela primeira vez na Califórnia por aliens altos, que lhe disseram que vinham de “Coma Berenesis”.
Os ETs conversaram com Villa em espanhol (língua nativa da testemunha), e também falaram em Inglês fluente com ele. Os ETs explicaram a Villa que têm visitado a Terra durante muitos séculos, e demonstraram realmente saber detalhes das civilizações da Terra. Eles disseram a Paul que tinham bases na Lua, Marte e Vênus a partir do qual poderiam monitorar a humanidade. Como o caso Meier na Suíça, esses ETs estavam dispostos a permitir que o contatado registrasse suas naves em fotos. Há quem alegue que paul possui ainda fotografias obtidas em outro planeta, mas essas nunca vieram ao público. De fato, as fotos desse cara são impressionantes.

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As fotos de Paul Villa impressionam por alguns motivos:

  • Elas são muito nítidas e claras, em comparação com a maioria das fotografias de OVNIs que temos visto por aí.
  • O tamanho da imagem do UFO é grande o suficiente para mostrar detalhes, sem entrar em extrema granulação em ampliações de grande escala.
  • Há uma série de fotos,  em vez de apenas uma fotografia em condições muito pobres. Séries são sempre mais efetivas, já que uma série fornece mais detalhes para avaliação, e proporciona mais oportunidades para a descoberta de possíveis linhas de suspensão ou outros truques fotográficos. Por isso fraudadores raramente fazem séries e sempre tem aquele papo de que era a “última chapa”…
  • O caminhão de Villa no primeiro plano de várias das imagens fornece um objeto perfeito para o qual é possível comparar o tamanho, dispersão de luz, sombras, proporções relativas, etc., bem como fornecer uma referência para a distância do Ufo.
  • Muitos pesquisadores tem se debruçado sobre as fotos de Villa. embora alguns o considerem uma fraude nos moldes de Méier, outros alegam que o grau de nitidez dos objetos em primeiro plano e as nuvens e árvores na distância, indicam que o objeto fotografado pode ser muito grande, a fim de atingir a profundidade de campo observada nestas fotografias, que opera contra a hipótese da maquete (um tipo de fraude comum no período).
  • Um dos elementos que gera grande confiança em Paul Villa é que ele nunca se dispôs a ganhar dinheiro com suas imagens, sempre cedendo gratuitamente, nunca cobrou para ir a eventos ou palestras, o que nos leva a refletir que é incomum um fraudador capaz de fabricar naves grandes o fazer apelas pela fama, num projeto sem retorno financeiro direto. Some-se a isso que Villa perdeu anos de sua vida compilando volumes colossais de informações que supostamente seriam suas conversas com alienígenas. Calhamaços que ultrapassam 800 paginas. Ele nunca permitiu que fossem publicadas ou virassem livros enquanto esteve vivo. Tudo isso nos leva a acreditar que Villa realmente acreditava no fenômeno que havia registrado.
  • As fotos de Villa foram verificadas inúmeras vezes, inclusive por peritos em fotografia da MGM e consideradas verídicas (afinal, como sempre digo, se eu jogar uma bacia no ar e fizer uma foto, essa foto sempre será considerada verídica por um perito, mas ela não será uma nave alien, será uma bacia jogada para o alto) . Ao que parece, os detratores de Paul Villa jamais conseguiram replicar suas fotos (vejo dizerem isso, mas não sei se procede, já que eu mesmo faço FÁCIL algo assim se quiser, e com o alien e o caralho!).

Vamos abstrair o fato de que fotografias de ufo não provam que ufos existem nem que não existem. Uma fotografia não é prova de qualquer coisa que seja, e atua na ufologia como evidencia circunstancial em certos casos.

Há um comportamento das pessoas que acho peculiar. Esse comportamento parece se basear num esquema onde há um conceito preestabelecido onde toda fotografia ou filmagem ufológica deve ser de baixa qualidade, borrada ou obliterada de alguma maneira, impedindo que se veja detalhes. É famosa inclusive aquela brincadeira que diz: “olha, um Ovni, rápido, pega a Tekpix e chama a vovó pra filmar!” 

Se pearmos o grosso das fotografias de ufo, veremos que são realmente bem precárias em qualidade. A maioria das explicações para isso decorrem do aspecto imprevisível do fenômeno ufo. Nem sempre a pessoa está com a câmera ao alcance, e quando está dificilmente ela está regulada apropriadamente para fotografar um ufo. Ou a pessoa não tem o conhecimento necessário, ou as condições ambientais atrapalham, ou a câmera está mal regulada. Eu costumo fotografar animais, e não raro, passo justamente por muitos problemas que vejo com as fotografias de ufos. Fotos fora de foco, tremidas, borradas, ou estouradas são meu dia-a-dia em fotografar animais que se movem rápido, como libélulas ou besouros.  Muito provavelmente se eu estou no mato em busca de bichos e dou de cara com um ufo, por mais que eu me esforce, acho que nunca conseguirei uma foto tão boa quanto as do Paul Villa, (cujas fotos, pessoalmente eu acho que são fraudes).

Mas supondo que o fenômeno ufo seja um fenômeno real, (algo que eu acredito com base em outras evidências que transcendem fotos e videos) seria esperado que em algum momento, este tipo de dispositivo físico pudesse ser registrado com boa qualidade, até porque temos na última década uma explosão de equipamentos de registros, como câmeras de celular, câmeras portáteis, câmeras esportivas de capacete, de vigilância e outras. São equipamentos que vem aumentando em progressão geométrica o seu padrão de qualidade. Mas o dilema está no fato de que quanto maior a qualidade da imagem, menor parece ser sua credibilidade pelo público em geral.

Claro que o público geral não é padrão para nada, haja visto pessoas acreditando nas mais vagabundas trucagens de 3d que se espalham pelo Youtube, mas soa curioso do ponto de vista psicológico, e o fenômeno ufo, a despeito de suas bases hipotéticas envolvendo alienígenas, é em primeiro grau um fenômeno social e eminentemente psicológico-terrestre.

Se alguém um dia pega e faz uma foto espetacularmente bem nítida de um ufo, a grande maioria das pessoas não vai acreditar no registro sem sequer analisá-lo, porque elas não estão habituadas com imagens nítidas de ufos.

Isso me leva a pensar se o que consideramos realidade é realmente só aquilo que se encaixa na “cama” que nossa mente estabeleceu para considerar algo real ou não.

Em todo caso, olhando a coisa logicamente, não há relação que se possa construir entre a qualidade das imagens e sua realidade enquanto fenômeno. Se o fenômeno for real, certamente ele poderá ser registrado no foco ou fora de foco. Não é a qualidade da observação que torna um objeto real, mas é fato que uma observação deficiente pode contribuir bastante para um erro de interpretação.

Talvez nunca estamos efetivamente abertos para uma novidade quando ela se apresenta. Nossa peneira mental é por demais treinada para julgar deliberadamente e com um sofrível leque de sentidos para tal.   Talvez seja por este curioso viés da nossa mente que as fotografias apresentadas no Mexico lá no programa do (famoso por sua baixa confiabilidade) Jaime Maussan possam ser consideradas falsas a priori, sem uma análise mais profunda do caso. O que novamente, não quer dizer porra nenhuma em termos da questão:

Se existem aliens, como e por que eles vem até aqui, e pra fazer o que nesse planeta medíocre?  

São falsas. Essas fotos são frames de um filme B pouco conhecido. Veja o video do meu parceiro o canal Assombrado onde o Matheus explica a origem do filme e mostra os frames usados na fraude.

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