Fotos de prega americana


Ultimamente estou recebendo várias perguntas sobre minha cortina da sala de estar: Qual é o tecido? Como foi escolhida? etc. Confesso que antes de escolher a cortina da minha casa, eu não entendia absolutamente nada sobre o tema, foi com a ajuda da minha mãe e da vendedora da loja que fiquei mais “por dentro” do assunto.
Para compor minha sala de estar eu escolhi o tecido voal. É um tecido mais leve e com um pouco de transparência. No meu caso, como minha sala bate muto sol, coloquei por trás da cortina um Blecaute (Cortina encorpada que veda completamente a luz), assim podemos ver TV sem que o reflexo do sol prejudique)
Quando fizemos o projeto da nossa sala de estar, programamos para fazer um rebaixamento de gesso, desta forma a cortina fica com um aspecto de estar embutida no teto. Quem estiver de mudança e quiser colocar cortinas de tecido, vale fazer o rebaixamento e deixar o espaço para que os trilhos da cortina fiquem escondidos.
Acredito que as cortinas trazem um toque de decoração, requinte e privacidade para o seu ambiente. Considero que é um item indispensável. Para facilitar, fiz um pequeno questionário com as perguntas mais frequentes:
1) Quais são os tipos de tecidos mais usados?!
Voal: Possui uma leve transparência trazendo leveza para o ambiente
Linho: Está bem famosa no momento, o resultado é algo chic e elegante.
Seda: Muito famoso, porém tem um custo superior.
2) Quais são os tipos de pregas (acabamentos na parte superior) que podem ser usados?? Prega americana: Dobra tripla no arremate superior da cortina (o cós), que produz um franzido virado para o alto.
Prega fêmea – Formada de duas dobras, em sentidos opostos, que se encontram no lado direito (frente) do tecido.
Prega macho – Composta de duas dobras, em sentidos opostos, que se aproximam no avesso do tecido, ou seja, é quase como a prega fêmea vista pelo avesso.
Prega paulista ou wave – Dobras intercaladas nos dois sentidos, que produzem um efeito de ondulação.
3) Como escolher a cor para a cortina?!
Eu sugiro que a cortina acompanhe o resto da decoração da sua casa, já que ela tem o papel de transformar o seu ambiente. Tecidos lisos e claros são apropriados quando se deseja um ambiente mais iluminado. Já os escuros, podem escurecer e esquentar o ambiente. Entendo que o ideal é observar a palheta de cores que você esta usando no ambiente. No meu caso, como trabalhei com uma decoração em escala de marrom, escolhi a cor da cortina de forma que ela “case” com os demais elementos da minha sala.
E vocês?? Como escolheram a cortina?? Caso queiram, posso fazer um post sobre persianas. O que acham??
















